A SUSTENTABILIDADE NA LEITURA: Um ato de Cidadania

Partilhar

A degradação ambiental a que se tem assistido nas últimas décadas levou à necessidade de introduzir o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma variável que se relaciona com a preservação dos ecossistemas, de forma a que se garantisse a continuidade da utilização dos recursos naturais pelas gerações futuras.
Dado que a pressão sobre o planeta e sobre os seus recursos continuará a aumentar, é necessário que se consiga melhorar o bem estar e ao mesmo tempo preservar os sistemas de apoio à vida na Terra para as gerações futuras ditando , então, a população da capacidade para superar e recuperar das adversidades , isto é , da capacidade de ser resiliente.
Sempre presente e ponto de ordem e de acção nos dias de hoje será então um desenvolvimento dito sustentável, exigindo para isso uma relação equilibrada entre os vectores ambiente – sociedade – economia.
Partindo destes pressupostos e numa articulação entre todos os alunos , comunidade escolar, Cidadania e Desenvolvimento Ed. Tecnológica e os professores dos grupos 300, 320 e 350, realizaram-se atividades de final de período sustentáveis!
A Feira da Troca de Livros foi uma atividade com uma adesão francamente positiva (tendo em conta os registos de entrada e saída de livros) onde todos puderam trocar livros que já leram, por outros que lhes interessavam.

Além disso, mais uma vez, a Árvore de Natal foi reutilizada, tendo sido já produzida por garrafas de plático (tipo pet), sendo as decorações alusivas a esta quadra produzidas com materiais reciclados e recicláveis!


Leituras e sonhos sustentáveis para todos!